segunda-feira, 24 de março de 2008

Amor é prosa, sexo é poesia

Faz tempo que eu não falo sobre relacionamentos por aqui. O que é um erro, já que sou conhecida por minhas teorias milaborantes. Bom, acontece que fazia tempo que eu não prestava atenção nisso. Sabe fechada para balanço? Então... Mas enfim, chega de enrolação e vamos lá.

Esses dias, eu estava conversando com uma grande amiga minha, que esta passando por alguns problemas que a fizeram mudar de atitude, gostos, sorriso. Ela, que sempre preferiu um homem bonito, protótipo do solteiro no Rio de Janeiro, me surpreendeu quando disse que agora, por causa dessa fase, gostaria de um homem com mais conteúdo. Isso me lembrou outra amiga minha, que sempre quis um príncipe encantado lindo, o homem mais bonito da cidade para desfilar por aí. Porém cansou dos “bonitinhos, mas ordinários”, e se ajeitou com um cara completamente normal, e muito, muito apaixonado. Ele não era sua primeira opção, mas por que não tentar?

Voltando a minha amiga surpreendente, ela também afirmou estar assustada. Foi a um bar certo dia, e só viu mulheres solteiras à procura de... Bem, eu não sei. Ela me perguntou por que existem tantas pessoas sozinhas no mundo, reclamando da solidão, com uma dificuldade absurda de encontrar alguém decente?

Respondi que são vários fatores. Primeiro, as escolhas imutáveis das pessoas. Elas acabam sempre apontando o dedinho para os mesmos tipos, que não necessariamente são físicos, pode ser algo mais comportamental mesmo. O feio e o bonito são iguais, desde que ajam da mesma maneira.

Às vezes, é azar mesmo. Azar de não estar no mesmo timing que a outra pessoa, azar de não ter tempo, azar de ter o dedo podre (outra teoria que um dia eu escrevo aqui). Lady Murphy esta aí para angariar desgraçados em prol de sua causa. Todas se tornarem tias velhas e solteironas como ela.

Pode ser trauma também. Tantas vezes abrimos nosso coração e baixamos a guarda, para chegar algum cretino e acabar com a nossa sanidade mental, que uma hora você grita para si mesmo: “Chega, não quero mais brincar disso!”. E ai, construímos um muro de gelo intransponível. Esperando por um homem com atitude o suficiente para quebrá-lo. Só que o muro assusta demais, e os homens não são mais tão corajosos como antigamente. Agora, eles também sofrem, muito mais que antes.

Mas para mim, o ponto x da questão, tem a ver com a sociedade mesmo. Não sei ao certo o que aconteceu, mas algum banana resolveu vender a idéia de que o amor é identificado no primeiro olhar. E o mundo todo comprou essa maldita idéia. Por que sua mãe casou aos 20 anos e você, com 27 não esta nem perto disso? Porque antigamente, ninguém queria achar o amor pra vida toda. As pessoas queriam mesmo era achar um casamento. Essa era a cultura da época.
O advento do divórcio, só veio para reforçar essa idéia. Nossa geração é filha do divórcio. Da separação traumática. Por sermos testemunhas do boom do divorcio, nós agora não queremos mais um casamento apenas. Porque a gente sabe que uma hora tudo pode acabar. E se for para casar, tem que ser com a pessoa que assim que você viu, sua perna tremeu, você perdeu o chão e ouviu sininhos.

Queridos, aceitem. Se você casar com essa pessoa apenas por cega paixão, seu casamento vai durar um ano. Dois no máximo. Sabe por quê? Por que você não procurou um casamento, você procurou um amor louco. E casamento é feito de muito mais que isso. Relacionamentos estáveis são feitos de confiança, cumplicidade e muita paciência para agüentar a rotina. Você só tem a certeza de ama alguém quando suas pernas param de tremer, você acha o chão, e a pessoa continua indispensável.

Às vezes eu penso que falta às pessoas darem um voto de confiança umas nas outras. Dispensa sem dó ou piedade simplesmente porque ela não te balançou de primeira. E daí se você não sentiu nada na primeira vez que vocês ficaram? E daí se o beijo não foi sufocante? Por que não ter um pouco mais de paciência e pagar para ver onde vai dar? Como eu já disse, sentimentos verdadeiros acontecem durante o dia a dia, levam tempo. Sabe Arnaldo Jabour, ”Sexo vem dos outros e vai embora, amor vem de nós, e demora”? É isso. Demora... Nada que é instantâneo pode durar muito tempo. E olha que nisso eu tenho experiência.

Então crianças, esse é o conselho do dia. Dêem uma chance para o amor acontecer. Não esperem o chão tremer, porque às vezes, não é assim que a historia acontece. E mesmo não tremendo de imediato, não quer dizer que não vai tremer daqui a três meses. E que você não vai viver uma linda historia de amor.



P.s: Sabe a minha amiga, que deu uma chance para o cara normal, mas muito apaixonado? Pois é, hoje ela diz que não quer viver sem ele, e que agora sabe o que é amor de verdade. Imagina se ela não tivesse paciência para esperar o amor chegar?

Nenhum comentário: